CBO 3171-10

Programador de sistemas de informação


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicosde navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas;projetam, implantam e realizam manutenção de sistemas e aplicações; selecionam recur sos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem deprogramação e ferramentas de desenvolvimento. planejam etapas e ações de trabalho.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino técnico de nível médio de informáticaou superior incompleto em áreas como ciências exatas, informática, engenharia. a atuali zação profissional permanente é condição para o seu exercício. o desempenho pleno dasatividades do programador de máquinas-ferramentas com comando numérico requer detrês a quatro anos de experiência. as demais ocupações, de um a dois anos.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em atividades de informática e conexas, presentes em todas as atividades eco nômicas. o programador de máquinas-ferramentas com controle númérico se faz presen te na indústria. o programador de sistema de informação e o prgramador de maquinas ferramentas com controle numérico são, predominantemente, empregados com carteiraassinada, ao passo que o programador de multimídia trabalha também como autônomo.as atividades são realizadas no horário diurno, exceto o programador de sistemas deinformação, que realiza suas atividades no horário noturno, e o programador de internet,que trabalha em horários irregulares. todas as atividades se desenvolvem em ambientefechado. trabalham individualmente e com supervisão ocasional, exceto o programadorde internet, o programador de multimídia e o programador de sistemas de informação,que podem, eventualmente, trabalhar em equipe. em algumas ocupações, é possível otrabalho a distância. no exercício das atividades, podem permanecer em posições.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar