CBO 3172-10

Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempe nho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamentode dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu),recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. asseguram o funcionamento dohardware e do software; garantem a segurança das informações, por meio de có pias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico deusuário e destruindo informações sigilosas descartadas. atendem clientes e usuários,orientando-os na utilização de hardware e software; inspecionam o ambiente físicopara segurança no trabalho.

Formação e Experiência

Para operar plataformas de grande porte (mainframe) e para o técnico de apoioao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo éo segundo grau completo. em ambientes de rede e supercomputadores há super qualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação eminformática. o pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acom panhados de formação contínua.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresasde informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos),correio e telecomunicações e de ensino. os operadores de computador trabalhamem empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. os queatuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e pri vadas, de médio e grande porte. são assalariados, com carteira assinada. trabalhamindividualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados,em horários irregulares e em rodízio de turnos. podem também trabalhar a distância(técnico de apoio ao usuário de informática). eventualmente, trabalham sob pressãoe expostos a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar