CBO 3180-15

Desenhista detalhista


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Analisam solicitações de desenhos; interpretam documentos de apoio, tais como plan tas, projetos, catálogos, croquis e normas. observam características técnicas de dese nhos; esboçam desenhos; definem formatos e escalas, sistemas de representação eprioridades de desenhos, conforme cronogramas. desenham detalhes de projetos dedesenhos. enviam desenhos para revisão; realizam cópias de segurança e disponibili zam desenhos finais e/ou revisões para áreas afins. são classificados nessa epígrafe osdesenhistas técnicos não especializados.

Formação e Experiência

Para o exercício dessa ocupação requer-se escolaridade de nível médio mais cursoprofissionalizante básico de duzentas a quatrocentas horas/aula. o exercício plenodas atividades se dará após um a dois anos de experiência profissional. as atividadesdos desenhistas técnicos e projetistas diferem. o desenhista técnico não projeta; eledesempenha atividades junto ao desenhista projetista. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em indústrias de construção, de fabricação de máquinas e equipamentos, deeletricidade, gás e água quente, de captação, purificação e distribuição de água e ou tras atividades empresariais. são empregados com carteira assinada ou por conta pró pria, que trabalham individualmente com supervisão ocasional. atuam em ambientesfechados nos horários diurnos. estão sujeitos ao trabalho em posições desconfortáveise, eventualmente, pressões. há a tendência de a ocupação de desenhista projetistaincorporar as atividades dos desenhistas copista e detalhista.consulte3181 - desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura.3182 - desenhistas técnicos da mecânica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar