CBO 3182-05

Desenhista técnico mecânico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam desenhos, projeções e corte utilizando meios manuais e eletrônicos e prepa ram diagramas detalhados de máquinas e peças e de projetos navais e aeronáuticos,definindo os meios de execução do desenho e coletando dados do projeto, tais comoincluir dimensões, métodos de ajuste e outras informações de engenharia, sob a super visão de um desenhista projetista ou de um engenheiro; acompanham o processo deexecução e montagem.

Formação e Experiência

Dos titulares da ocupação exige-se, para ingresso nas empresas, escolaridade mínimaequivalente ao ensino médio incompleto, de um a dois anos de experiência anteriorna função e curso básico de qualificação de mais de quatrocentas horas/aula. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam em empresas ligadas à fabricação de artigos de borrachae plástico e de produtos de metal (máquinas e equipamentos), metalurgia básica, fa bricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias e de máqui nas, aparelhos e materiais elétricos. são empregados com carteira e se organizam emequipes, com supervisão ocasional. trabalham em ambientes fechados e em horáriosdiurnos, podendo passar longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar