CBO 3183-05

Desenhista técnico (eletricidade e eletrônica)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Analisam solicitações para desenhos em eletroeletrônica; elaboram o desenho pre liminar e desenho executivo de projetos de fabricação e instalação de máquinas eequipamentos de refrigeração, de instalação de sistemas de ventilação e calefação;desenham esquemas eletrônicos, leiautes de circuitos impressos, leiautes de quadros ecomponentes elétricos e projetos elétricos; submetem desenhos à aprovação; efetuamrevisões e finalizam desenhos, preparando cópias, arquivando e registrando aponta mentos. prestam assistência à fabricação, montagem e instalação, referente ao de senho técnico. verificam iluminação, ventilação, temperatura, ruídos e conformidadeergonômica do local de trabalho de desenho.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio, ou equivalente,nas áreas de eletricidade, eletrônica, eletromecânica, calefação, ventilação e refrigera ção e domínio em aplicativos (software) para desenho de projetos (autocad e simila res). o pleno desempenho das funções ocorre após um ou dois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em várias atividades econômicas, concentrando-se em áreas de projeto defabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elé tricos e eletrônicos e de aparelhos e equipamentos de comunicação. são assalariadoscom carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, emambiente fechado e em horário diurno. podem trabalhar sob pressão de cronogramade serviços, ocasionando estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar