CBO 3185-05

Desenhista projetista de arquitetura


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Auxiliam arquitetos e engenheiros no desenvolvimento de projetos de construção civile arquitetura; aplicam as normas de saúde ocupacional nr-9, nr-15 e nr-17; apoiama coordenação de equipes; auxiliam a engenharia na coordenação de projetos; pes quisam novas tecnologias de produtos e processos; projetam obras de pequeno porte,coletando dados, elaborando ante projetos, desenvolvendo projetos, dimensionandoestruturas e instalações, especificando materiais, detalhando projetos executivos e atu alizando projetos conforme obras; detalham projetos de grande porte.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações requer-se o ensino médio completo, complementadopor curso básico de qualificação com mais de quatrocentas horas/aula, ou curso técnicode nível médio em construção civil, arquitetura e áreas afins. para se tornar um projetistaé imprescindível o conhecimento de desenho técnico e um período de experiência quevaria de um a dois anos. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na construção civil, em departamentos obras de empresas e instituiçõespúblicas e privadas, em escritórios de engenharia e arquitetura, em empresas de enge nharia consultiva, dentre outras. são assalariados com carteira assinada ou autônomos;trabalham de forma individual e em equipe, na elaboração de projetos, na coordenaçãode equipes de trabalho e na pesquisa de novas tecnologias de produtos, com super visão de profissionais de nível superior, geralmente engenheiros e arquitetos. podemexecutar suas funções em ambiente fechado, em horário diurno e de forma presencialou a distância. eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse,podem estar expostos à radiação e ruído intenso.consulte3186 - desenhistas projetistas da mecânica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar