CBO 3222-10

Técnico de enfermagem de terapia intensiva


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadascomo: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarca ções e domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obs tetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. prestam assistência ao paciente zelandopelo seu conforto e bem-estar, administram medicamentos e desempenham tarefas deinstrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumen tal. organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. trabalham emconformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. realizamregistros e elaboram relatórios técnicos. desempenham atividades e realizam açõespara promoção da saúde da família.

Formação e Experiência

O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técni co em enfermagem (nível médio). para os auxiliares de enfermagem requerem ensinofundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas ho ras/aula, podendo chegar a mil e quinhentas. a possibilidade de continuar a qualifi cação dependerá da conclusão do ensino médio. atualmente, há cursos técnicos emenfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. são assa lariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviçostemporários em clínicas ou em residências. organizam-se em equipe, atuando comsupervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nívelsuperior. trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confina dos em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). exceção feitaaos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica,cumprem jornada de oito horas diárias. é comum trabalharem sob pressão, levandoà situação de estresse. em algumas atividades, podem ser expostos à contaminaçãobiológica, material tóxico e à radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar