CBO 3224

Técnicos de odontologia

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam o trabalho técnico-odontológico em consultórios, clínicas, laboratórios deprótese e em órgãos públicos de saúde. previnem doença bucal participando de pro gramas de promoção à saúde, projetos educativos e de orientação de higiene bucal.confeccionam e reparam próteses dentárias humanas, animais e artísticas. executamprocedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. administram pes soal e recursos financeiros e materiais. mobilizam capacidades de comunicação em pa lestras, orientações e discussões técnicas.as atividades são exercidas conforme normase procedimentos técnicos e de biossegurança.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer formação profissional técnica em nível médioespecífica: técnico em laboratório de prótese dentária e técnico em saúde bucal eregistro no conselho regional de odontologia (cro). os cursos são oferecidos porinstituições de formação profissional e escolas técnicas. a formação profissional dostécnicos oferece, a depender do período que o aluno cursar, a alternativa de atuarcomo auxiliar em saúde bucal e/ou auxiliar de prótese dentária. o exercício dessasocupações também é regulamentado pelo cro. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nes ta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5. 598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os técnicos em prótese dentária atuam em laboratórios privados. desenvolvem o tra balho individualmente ou em equipe, com auxílio de auxiliares de próteses dentárias.trabalham em conjunto com o cirurgião dentista para restabelecer a capacidade mas tigatória e estética (dentária ou facial) por meio de próteses. os técnicos em saúdebucal (tsb) atuam em clínicas privadas e, majoritariamente, nos serviços odontológicosmunicipais, estaduais e federais, sob supervisão de cirurgiões dentistas, em horáriosirregulares. orientam a população e os pacientes sobre a prevenção e tratamento dasdoenças bucais. os auxiliares em saúde bucal exercem atividades de apoio ao tsb e aocirurgião dentista. trabalham em locais fechados, podem permanecer em posições des confortáveis, durante longos períodos. podem estar sujeitos a exposições de fotopoli

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar