CBO 3241-10

Técnico em métodos gráficos em cardiologia


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam materiais e equipamentos para exames e radioterapia; operam aparelhosmédicos e odontológicos para produzir imagens e gráficos funcionais como recursoauxiliar ao diagnóstico e terapia. preparam pacientes e realizam exames e radiote rapia; prestam atendimento aos pacientes fora da sala de exame, realizando as ati vidades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e códigode conduta. mobilizam capacidades de comunicação para registro de informaçõese troca de informações com a equipe e com os pacientes. podem supervisionar umaequipe de trabalho.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio em operação deequipamentos médicos e odontológicos, oferecidos por instituições de formação profis sional e escolas técnicas. o pleno desempenho das atividades ocorre após experiênciacomprovada de um a dois anos na área. pode-se demandar aprendizagem profissionalpara a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previs tos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em clínicas médicas e odontológicas, ambulatórios, hospitais e laboratóriosespecializados. são empregados assalariados, com carteira assinada e trabalham emequipe supervisionada por médicos, permanentemente. trabalham em rodízio de tur nos, em ambientes fechados e sujeitos à radiação e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar