CBO 3250

Enólogos, perfumistas e aromistas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam processos de elaboração de vinhos e de derivados da uva e do vinho ecoordenam atividades de viticultura. desenvolvem aromas e fragrâncias. controlamqualidade de insumos e de matérias-primas. coordenam ações para o cumprimento denormas legais. desenvolvem atividades de divulgação e de pesquisa. prestam suportetécnico a clientes internos e externos.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de nível médio (aromistase perfumistas). no caso do enólogo, a formação pode se ampliar até o nível pós secundário de tecnologia. o desempenho pleno das atividades ocorre após cincoanos de experiência profissional. é fundamental aptidão para análise sensorial. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na fabricação de produtos alimentares e bebidas (enólogo) e na fabricaçãode produtos químicos (aromista e perfumista). são empregados com carteira assinadae trabalham sem supervisão. o enólogo trabalha de forma individual e os demais emequipe. os especialistas cumprem suas funções em ambiente fechado e em horáriodiurno. eventualmente, o aromista e o perfumista estão expostos a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar