CBO 3252-10

Técnico em nutrição e dietética


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Os técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos controlam a qua lidade dos alimentos nas etapas de produção, supervisionando processos produtivos ede distribuição, verificando condições de ambiente, equipamento e produtos (in naturae preparados). podem participar de pesquisa para melhoria, adequação e desenvol vimento de produtos e promover a venda de insumos, produtos e equipamentos. ostécnicos em alimentos atuam prioritariamente na indústria alimentícia. os técnicosem nutrição e dietática trabalham sob supervisão de nutricionista, atuando, priorita riamente, em unidades de alimentação e nutrição (coletividade sadia) e unidades denutrição e dietética (coletividade preferencialmente enfermas) e saúde coletiva.

Formação e Experiência

Para o exercício profisisonal requer-se curso técnico em alimentos (nível médio), cursosafins ou especializados como, por exemplo, em laticínios, em leite e derivados, emaçúcar e álcool, oferecidos por instituições de formação profissional e escolas técni cas, além do registro profissional no conselho regional competente. o exercício ple no das atividades é obtido durante o primeiro ano de experiência, após estágio. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias alimentícias diversas, em centros de pesquisa, laboratórios deavaliação da qualidade, vigilância sanitária e empresas de comercialização de alimen tos. são empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe, sobsupervisão ocasional. trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos. em algumasdas atividades exercidas, trabalham em posições desconfortáveis por longos períodos,expostos a altas temperaturas, odores intensos, ruídos e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar