CBO 3253-05

Técnico em biotecnologia

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Auxiliam os profissionais de nível superior no desenvolvimento de culturas in vivo e invitro e de marcadores moleculares cultivando microrganismos, tecidos animais e vege tais para multiplicação celular, inoculando microrganismos, macerando tecidos animaise vegetais, extraindo, replicando, sequenciando e quantificando dna; preparam meiosde cultura e soluções; providenciam materiais aplicados à biotecnologia, conformeprotocolos. analisam substâncias e compostos biológicos e controlam funcionamentodos equipamentos de laboratório. podem criar animais para experimentos.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação técnica de nível médioou por trabalhadores cursando nível superior na área de biologia e afins. trabalhamsob supervisão de profissionais e pesquisadores em biotecnologia. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em locais fechados nos horários diurnos organizados em equipe multi disciplinar. são empregados formais com registro em carteira, absorvidos no merca do de trabalho por universidades, institutos de pesquisa de biotecnologia, genéticae bioengenharia, assim como laboratórios de biotecnologia, indústrias químicas efarmacêuticas, incubadoras, entre outras. em algumas das atividades que exercemficam expostos a material tóxico, radiação, riscos biológicos e aqueles associados autensílios perfurocortantes.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar