CBO 3312-05

Professor de nível médio no ensino fundamental


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Ministram aulas no ensino fundamental de 1ª à 4ª série, ensinando os alunos comtécnicas de alfabetização, expressão artística e corporal; exercem atividades de plane jamento do ano letivo, discutindo a proposta da escola, participando da definição daproposta pedagógica, fixando metas, definindo objetivos e cronogramas e selecionan do conteúdos; preparam aulas, pesquisando e selecionando materiais e informações;diagnosticam a realidade dos alunos e avaliam seu conhecimento, acompanhando oprocesso de desenvolvimento dos alunos e aplicando instrumentos de avaliação; po dem interagir com a comunidade escolar, buscando conscientizá-la sobre temas funda mentais para a cidadania e a qualidade de vida.

Formação e Experiência

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em ma gistério. a partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completona área de educação.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira à quarta série de classesunisseriadas e multisseriadas. os profissionais da rede pública são predominantementeestatutários; há prefeituras que contratam sob o regime celetista. há, ainda, os profes sores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupantede função atividade (ofa). na rede privada, são empregados com carteira assinada.trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fecha do e em horário diurno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar