CBO 3341-10

Inspetor de alunos de escola pública


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Cuidam da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola; inspecio nam o comportamento dos alunos no ambiente escolar. orientam alunos sobre regrase procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; ouvem reclamações eanalisam fatos. prestam apoio às atividades acadêmicas; controlam as atividades livresdos alunos, orientando entrada e saída de alunos, fiscalizando espaços de recreação,definindo limites nas atividades livres. organizam ambiente escolar e providenciammanutenção predial.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental (inspetor de alunos de escolapública) e ensino médio (inspetor de alunos de escola privada). o inspetor de alunosde escola pública é recrutado por meio de concurso público.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em estabelecimento de ensino público, privado ou em escolas livres. sãoestatutários ou celetistas. atuam em equipe, em locais abertos ou fechados, em perío do diurno ou noturno, sob supervisão ocasional de diretores ou secretários de escola.podem permanecer em pé por períodos longos, em locais ruidosos. os profissionais queatuam em escola pública assumem, também, funções pertinentes a outros profissionaisadministrativos e pedagógicos como, por exemplo, ouvir reclamações de professoressobre ameaças de alunos em áreas de violência, orientar alunos e fazer pequenosreparos nas escolas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar