CBO 3421-10

Operador de transporte multimodal


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam, programam e coordenam operações de transportes em geral; acompanhamas operações de embarque, transbordo e desembarque de carga. verificam as condi ções de segurança dos meios de transportes e equipamentos utilizados, como também,da própria carga. supervisionam armazenamento e transporte de carga e eficiênciaoperacional de equipamentos e veículos. controlam recursos financeiros e insumos,elaboram documentação necessária ao desembargo de cargas e atendem clientes. pes quisam preços de serviços de transporte, identificam e programam rotas e informamsobre condições do transporte e da carga.

Formação e Experiência

Os profissionais dessa família ocupacional, em sua maioria, possuem formação pósensino médio, com especialização ou graduação tecnológica na área de transportes. opleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de transportes intermodais, predominantemente em empresasde transporte aéreo, aquaviário e terrestre. os profissionais do transporte multimodalpodem trabalhar de forma presencial e a distância, por rodízio de turnos. geralmente,trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional. para essas ocupaçõespredomina o trabalho assalariado, com carteira assinada. eventualmente, desempe nham atividades que podem levar ao estresse constante.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar