CBO 3422

Despachantes aduaneiros

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desembaraçam mercadorias e bagagens, requisitando vistoria aduaneira, formalizandodesistência de vistoria aduaneira, pagando taxas e impostos e apresentando docu mentos à receita federal e demais órgãos pertinentes. os despachantes aduaneirosclassificam mercadorias, analisando amostras, verificando funções, uso e material cons titutivo de mercadorias e enquadrando mercadorias em sistemas de classificação etarifação, tais como: tec, nesh, naladi, icms e tipi. operam sistema de comércioexterior, registrando informações da operação de importação e exportação de merca dorias, assessoram importadores e exportadores, elaboram documentos de importaçãoe exportação e contratam serviços de terceiros.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino médio completo. o pleno desempenho dasatividades ocorre após cinco anos de experiência (despachante aduaneiro) e de trêsa quatro anos (ajudante de despachante aduaneiro). a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham prestando serviços de despacho aduaneiro a empresas agropecuárias, co merciais, industriais e de serviços, inlusive empresas e órgãos estatais. trabalham porconta própria, em equipe e sem supervisão, exceto o ajudante de despachante adua neiro que pode trabalhar com supervisão ocasional. tratam-se de ocupações regula mentadas, cujo exercício depende de licença para operar com a receita federal. atuamcomo pessoa física, ainda que possam trabalhar em empresas de despacho aduaneiro.exercem suas funções em ambiente fechado e em horário diurno. eventualmente, estãoexpostos ao estresse e pressão decorrentes de risco finananceiro.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar