CBO 3423-10

Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Administram e controlam a frota de veículos no transporte rodoviário de cargas e pas sageiros. supervisionam atividades de motoristas e auxiliares; checam e inspecionamdocumentação de motoristas e de veículos. supervisionam embarque e desembarquede cargas e passageiros; inspecionam condições do veículo e da carga; preenchem eemitem documentos fiscais e de controle. programam e controlam horários e gastos deviagens. providenciam atendimento e assistência às vítimas e seus parentes, em casode acidente, e acionam serviços de apoio e órgãos oficiais.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer ensino técnico profissionalizante de ensino médioou experiência equivalente construída em uma trajetória ocupacional nas empresas emque atuam. o exercício pleno das atividades ocorre após um período de três a quatroanos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional deman da formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de transporte terrestre, na gestão, planejamento e fiscalização(técnicos do setor público) e na operação e execução de serviços (técnicos do setorprivado). são assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sobsupervisão permanente. trabalham em ambientes fechados ou em veículos por rodíziode turnos. ocasionalmente trabalham sob pressão.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar