CBO 3424-10

Operador de centro de controle (ferrovia e metrô)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coordenam a circulação de trens e veículos metroferroviários de manutenção; contro lam e programam horários de circulação de trens. administram estação e controlamatividades de pátios e terminais; operam equipamentos e sistemas elétricos. prestamserviços de apoio ao usuário e supervisionam equipe de trabalho. preenchem relatórios,planilhas, documentos de despacho, diário operacional e boletins de ocorrência.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio; há tendência deaumento dos requisitos de qualificação, em função da modernização dos sistemas decontrole operacional. parte do aprendizado ocorre no próprio local de trabalho. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em ferrovias e metrôs, como empregados assalariados, com carteira assina da. atuam em equipe na execução de trabalhos integrados e na elaboração de estraté gias, com supervisão permanente. trabalham em ambientes fechados e em rodízio deturnos. podem estar sujeitos a situações estressantes e expostos a material inflamável.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar