CBO
3425-50
Agente de proteção de aviação civil
Ocupações Relacionadas
Descrição Sumária
Elaboram e implementam programa de segurança de voo e plano de emergência aero náutica. controlam tráfego aéreo em solo e no ar; garantem a segurança aeroportuária.planejam voos; despacham voos; embarcam e desembarcam passageiros. fiscalizamatividades do sistema de aviação civil e ministram treinamento.
Formação e Experiência
O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio mais cur sos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas/aula. hátendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego;há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de umnovo tipo de profissional, polivalente. para o pleno exercício das atividades, requer se de três a cinco anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.
Condições Gerais de Exercício
Trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. sãocivis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. organizam-se emequipe, sob supervisão permanente. os horários de trabalho podem ser diurnos, notur nos, irregulares e em rodízio de turnos. há regras especiais para o controlador de voo.algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.
Fonte: mtecbo.gov.br
Voltar