CBO 3515-05

Técnico em secretariado


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Transformam a linguagem oral em escrita, registrando falas em sinais, decodificando os em texto; revisam textos e documentos; organizam as atividades gerais da área eassessoram o seu desenvolvimento; coordenam a execução de tarefas; redigem textose comunicam-se, oralmente e por escrito.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técni cos em secretariado e estenotipista.a escolaridade para o taquígrafo pode variar de nívelmédio a superior completo. adicionalmente, requer-se curso de especialização de maisde quatrocentas horas/aula. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego.atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. oshorários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. noexercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condiçõesespeciais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortá veis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.esta família não compreende2523 - secretárias executivas e bilíngues.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar