CBO 3722

Operadores de rede de teleprocessamento e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos emeios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentosespecíficos e realizam atendimento ao usuário.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio. para as ocupa ções de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especia lização de aproximadamente quatrocentas horas/aula. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresasde diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residen tes em áreas remotas. são assalariados, com carteira assinada, pela empresa ondeatuam ou empresa terceirizada. trabalham em equipe, sob supervisão, em ambientefechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio deturnos e horários irregulares.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar