CBO 3741-45

Dj (disc jockey)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação; editam, mis turam, pré-masterizam e restauram registros sonoros de discos, fitas, vídeo, filmes, etc.criam projetos de sistemas de sonorização e gravação. preparam, instalam e desinsta lam equipamentos de áudio e acessórios.

Formação e Experiência

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sis tema de áudio e desenhista de som, ou prática equivalente, formação de nível médioe especialização de até quatrocentas horas/aula para os demais profissionais. os re quisitos de escolaridade de microfonista e técnico de instalação podem ser menores. opleno desempenho das atividades dos técnicos de gravação de áudio ocorre após umou dois anos; a dos projetistas de aúdio e dos desenhistas de som, após cinco anos deexperiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda forma ção profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratadospelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do traba lho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham como autônomos em shows, festas, palestras, eventos, filmagens e estúdios.atuam em equipe, sob supervisão ocasional. trabalham em horários irregulares, emestúdios, a céu aberto ou em veículos. podem permanecer em posições desconfortáveispor longos períodos, frequentemente, são expostos a ruídos intensos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar