CBO 3744-20

Montador de filmes


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Estruturam narrativas de filmes e vídeos; editam imagens e áudio; criam efeitos espe ciais. assessoram pós-produção, determinando roteiro de dublagem, listando planosmontados e indicando procedimentos para edição de som. supervisionam finalização,dublagem e conformação de copião de filmes.

Formação e Experiência

Para exercer essas atividades requer-se escolaridade de nível médio e cursos profissio nalizantes ou experiência equivalentes na área, oferecidos por instituições de formaçãoprofissional. o exercício pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de expe riência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em produtoras independentes de pequeno porte e produtoras de grandeporte, como redes de televisão, produtoras de filmes publicitários, etc. atuam tantona esfera privada como na pública, neste caso nas fundações artísticas. trabalham emhorários irregulares e locais fechados, individualmente, sob supervisão ocasional. otrabalho é exercido com registro em carteira ou por conta própria, como no caso dosmontadores e finalizadores de filmes de cinema. no exercício de algumas atividades,estão sujeitos a forte pressão, levando a estresse constante.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar