CBO 3751-05

Designer de interiores

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais e in dustriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. criam e projetam vitrines,ambientes comerciais e industriais que destaquem e valorizem o produto; projetamprogramações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e deinformar o consumidor.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridadedeterminado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursosde curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. conformea tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é dese jável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejis ta, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também emoutras atividades, como a indústria. montam vitrines e estandes em feiras e eventos,criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produ tos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtosinternamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levandoem conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. desenvolvem suas atividadesindividualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta pró pria, na maioria das vezes sem supervisão. podem trabalhar em horários variados ouirregulares, conforme as necessidades de seus clientes. eventualmente, em algumasocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como altatemperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar