CBO 3762-25

Domador de animais (circense)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculopúblico (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). criam números e os apresentam emcena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo,comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses.a formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo umpouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famíliascircenses. há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos deartes circences. os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, ruaou outros espaços alternativos. pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios detv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomoou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, deforma individual e coletiva, sob supervisão permanente. é comum o trabalhador exercermais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - fazvariações de saltos no chão; aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbriono ar; contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo; domador deanimais - treina e apresenta o animal; equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a simesmo; mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizan

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar