CBO 3764

Modelos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientaçãoartística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ouexternas; mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobi lizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos eestilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto;desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentosconforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré-estabe lecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em "show eshow room" de moda; cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Formação e Experiência

Para esses empregos/ocupações é desejável que o trabalhador tenha o ensino médiocompleto e de um a dois anos de experiência profissional. os modelos de moda apre sentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens deaté vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade,daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. não é necessário cursos dequalificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança, etc. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional atuam em atividades recreativas, culturais,de ensino e empresariais. trabalham por conta própria. os modelos de moda e publici tário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho,ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exi gências da profissão. praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercadode trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atoresdepois dos 25 anos de idade. esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que nãonecessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se nomercado das escolas de arte e ateliês.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar