CBO 4132-25

Escriturário de banco

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Prestam atendimento a usuários de serviços bancários; realizam operações de cai xa; fornecem documentos aos clientes e executam atividades de cobrança. apoiamas atividades da agências e demais setores do banco; administram fluxo de malotes;compensam documentos e controlam documentação de arquivos. estabelecem comu nicação com os clientes, prestando-lhes informações sobre os serviços bancários.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. operadoresde crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentashoras/aula. exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos ban cos. o pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuaçãona área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições fi nanceiras. organizam-se em equipe, sob supervisão constante. o trabalho é exercidoem ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que traba lha em horários irregulares. eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar