CBO 4142-05

Apontador de mão-de-obra


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Apontam a produção e controlam a frequência de mão-de-obra. acompanham ativi dades de produção, conferem cargas e verificam documentação. preenchem relatórios,guias, boletins, plano de carga e recibos. controlam movimentação de carga e descar ga nos portos, terminais portuários e embarcações. podem liderar equipes de trabalho.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e, adicionalmente, nocaso dos conferentes de carga e descarga, curso profissionalizante de até duzentashoras/aula. muitas das atividades dessas ocupações estão sendo realizadas de formaeletrônica, alterando o perfil desses trabalhadores. há uma tendência de apontado res acumularem outras funções. o desempenho pleno das atividades ocorre, geral mente, após um ano de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam principalmente na construção civil, em serviços de transportes e portuários comoempregados assalariados, exceto os conferentes de carga e descarga que trabalhamcomo autônomos. organizam-se de forma individual ou em equipe, sob supervisãoconstante.trabalham em rodízio de turnos, em locais fechados ou abertos. no exercíciode algumas atividades estão sujeitos ao trabalho em áreas confinadas, subterrâneas, emáreas de cargas suspensas e em grandes alturas. podem permanecer longos períodos emposições desconfortáveis. frequentemente, são expostos a ruídos, material tóxico, altastemperaturas, tráfego intenso e intempéries.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar