CBO 4201

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que pres tam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, taiscomo caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefo nistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores erecenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e oufuncionários e entre pesquisadores e informantes; planejam e administram o trabalhoda equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e infor mantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridadese suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seudesenvolvimento profissional; controlam atividades financeiras.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de uma dois anos de experiência na área supervisionada. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermedia ção financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvi mento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. são assa lariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente,em ambiente fechado e em horário diurno. o supervisor de coletadores de apostase de jogos também trabalha à noite, e o supervisor de telemarketing e atendimento

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar