CBO 4211-15

Bilheteiro no serviço de diversões


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recebem valores de vendas de produtos e serviços; controlam numerários e valores; aten dem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais; recebem con tas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal; vendembilhetes e ingressos em locais de diversão; processam a arrecadação de prestação de ser viço nas estradas de rodagem; vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano; fa zem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres; prestam informações ao público,tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoçõese eventos, etc. preenchem formulários e relatórios administrativos.

Formação e Experiência

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino funda mental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteirono serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. é na prática, exerci tando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. em algumas ocupaçõesé difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como, porexemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão-de-obra empregada é pre dominantemente de jovens em seu primeiro emprego, o que implica em altas taxasde rotatividade. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista,transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. são em pregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão perma nente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados.seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnospara o restante. podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar