CBO 4213-05

Cobrador externo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedo res e negociando formas de pagamento; analisam títulos e documentos de cobrança;definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança; contatam avalistas e ou fiado res. notificam débitos; registram informações de negociações com o devedor; elaboramrelatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. atualizam cadastroe identificam cobranças indevidas.

Formação e Experiência

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. o curso técnico emárea administrativa é desejável. atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria dasempresas, é terceirizado. em algumas delas, é "quarteirizado" por uma empresa decobrança que já é uma terceira. vale destacar que as tarefas desempenhadas peloscobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitosdo cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos,nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam ati vidades de intermediação financeira. o local de trabalho pode ser fechado ou aberto,dependendo da atividade. trabalham em horários diurnos e podem atuar como autô nomos ou assalariados, com carteira assinada. atuam de forma individual, sob supervi são ocasional ou permanente, dependendo da experiência. muitas vezes são expostosa ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar