CBO 4221-10

Recepcionista de consultório médico ou dentário


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes epassageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios,consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos; marcamentrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes; averiguam suas necessida des e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados; agendam serviços, reservam (hotéis epassagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares; observamnormas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes enotificando seguranças sobre presenças estranhas; fecham contas e estadas de clientes.organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Formação e Experiência

Essas ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista dehotel que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. é desejável cursobásico de qualificação de até duzentas horas/aula e de um a dois anos de experi ência profissional para o recepcionista, em geral. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculodo número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termosdo artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previs tos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento e alimentação, trans porte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. são empregados com car teira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e emhorários que variam conforme a ocupação diurno para os recepcionistas de segurosaúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista dehotel, e horários irregulares para o recepcionista, em geral. também varia o grau de au tonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultórioe para o recepcionista de hotel, e com supervisão ocasional para os restantes. verifica

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar