CBO 4222-05

Telefonista


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas te lefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando-se formalmente em portu guês e/ou línguas estrangeiras.auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestandoserviços gerais. podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento dooperador, identificando pontos de melhoria.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio,exceto a de telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. aformação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s) ocupação(ões) elencada(s) nes ta família ocupacional, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com car teira assinada. atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais,correios e telecomunicações. trabalham com supervisão, em ambientes fechados, re vezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. o trabalho é exercido sobpressão e com exposição a ruído intenso, levando à situação de estresse. os traba lhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. atransferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens,bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a dimi nuir o emprego nessa ocupação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar