CBO 4223-15

Operador de telemarketing receptivo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especia lizados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes,sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados paracaptar, reter ou recuperar clientes.

Formação e Experiência

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensinosuperior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentashoras/aula. a qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para otrabalho. em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está aptoao desempenho pleno das atividades. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresasque prestam serviços de teleatendimento a terceiros. no mercado, essas empresassão denominadas de birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contactcenters. também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, deno minados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço deatendimento ao consumidor (sac). geralmente têm jornada de trabalho de seis horasnos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares,não fixos. as atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambientefechado. é comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimentoaumentam. estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Fonte: mtecbo.gov.br


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