CBO 4241-10

Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa; efetuam entrevistas de opinião pública;coletam preços de bens e serviços; aplicam instrumentos para pesquisa de mercado;cadastram informantes; verificam a consistência de informações e participam do pla nejamento de atividades de campo.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médioconcluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profis sional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional podem exercer suas funções em instituições,empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtose serviços, de preços, entre outros. geralmente, atuam na condição de autônomos oupor conta própria. trabalham em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, emhorários irregulares, sob a forma de trabalho presencial.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar