CBO 5143-05

Limpador de vidros


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvena ria, substituindo, trocando, limpando, reparando e instalando peças, componentes eequipamentos. conservam vidros e fachadas, limpam recintos e acessórios e tratam depiscinas. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção aomeio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações requer-se ensino fundamental completo ou práti ca profissional no posto de trabalho. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em companhias e órgãos de limpeza pública, em condomínios de edifícios,em empresas comerciais e industriais, como assalariados e com carteira assinada; asatividades são realizadas em recintos fechados ou a céu aberto. trabalham individu almente ou em equipe, com ou sem supervisão permanente. o horário de trabalho évariado, ou em regime de rodízio de turnos. algumas das atividades podem ser exer cidas em grandes alturas, ou em posições desconfortáveis por longos períodos, comexposição a ruído intenso e a poluição dos veículos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar