CBO 5161-05

Barbeiro

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Tratam da estética e saúde e aplicam produtos químicos para ondular, alisar ou coloriros cabelos; cuidam da beleza das mãos e pés; realizam depilação e tratamento de pele;fazem maquiagens sociais e para caracterizações (maquiagem artística); realizam mas sagens estéticas utilizando produtos e aparelhagem; selecionam, preparam e cuidamdo local e dos materiais de trabalho. podem administrar os negócios.

Formação e Experiência

As ocupações dessa família requerem para o seu exercício, no mínimo, o ensino fun damental incompleto, curso de qualificação e até um ano de experiência profissional.principalmente para as funções de esteticistas, observa-se a tendência de aumento dequalificação e escolaridade, com exigência mínima de ensino médio.a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho tende a requerer profissionais polivalentes capazes de executar diversastarefas. geralmente trabalham em equipe, exceto esteticistas. trabalham em horáriosirregulares e em posições desconfortáveis, durante longos períodos. as atividades, ge ralmente, são executadas sem supervisão, exceto para os que trabalham em grandesredes de institutos de beleza. há um grande número de profissionais que, por seremproprietários de salão, acumulam atividades burocráticas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar