CBO 5165

Trabalhadores dos serviços funerários

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam tarefas referentes à organização de funerais, providenciando registros deóbitos e demais documentos necessários. providenciam liberação, remoção e trasla do de cadáveres. executam preparativos para velórios, sepultamentos, conduzem ocortejo fúnebre. preparam cadáveres em urnas e as ornamentam. executam a con servação de cadáveres por meio de técnicas de tanatopraxia ou embalsamamento,substituindo fluidos naturais por líquidos conservantes. embelezam cadáveres apli cando cosméticos específicos.

Formação e Experiência

O acesso às ocupações requer a conclusão do ensino fundamental. os agentes fu nerários estão aptos a especializar-se em tanatopraxia, técnica de conservação decadáveres, com duração de quarenta horas. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta fa mília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

São empregados com carteira assinada que trabalham em horários diurnos, noturnos eem revezamento de turnos. trabalham em equipe e são supervisionados permanente mente. podem trabalhar em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, de formapresencial ou a distância, orientando sobre os procedimentos do funeral. trabalhamsob pressão e, frequentemente, são expostos a produtos químicos e bactérias.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar