CBO 5173-05

Agente de proteção de aeroporto


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Vigiam dependências e áreas públicas e privadas com a finalidade de prevenir, contro lar e combater delitos como porte ilícito de armas e munições e outras irregularidades;zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regu lamentos; recepcionam e controlam a movimentação de pessoas em áreas de acesso li vre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; escoltam pessoas e mercadorias.controlam objetos e cargas; vigiam parques e reservas florestais, combatendo inclusivefocos de incêndio; vigiam presos. comunicam-se via rádio ou telefone e prestam infor mações ao público e aos órgãos competentes.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações requer ensino médio completo, exceto agente de proteçãode aeroporto e vigilante, que têm como requisito o ensino fundamental. todas as ocu pações requerem formação profissionalizante básica de duzentas a quatrocentas horas.os vigilantes passam por treinamento obrigatório em escolas especializadas em segu rança, onde aprendem a utilizar armas de fogo. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

São, em geral, assalariados, com carteira assinada, que atuam em estabelecimentosdiversos de defesa e segurança e de transporte terrestre, aéreo ou aquaviário. podemtrabalhar em equipe ou individualmente, com supervisão permanente, em horáriosdiurnos, noturnos, em rodízio de turnos ou escala. trabalham em grandes alturas,confinados ou em locais subterrâneos. estão sujeitos a risco de morte e trabalhamsob pressão constante, expostos a ruídos, radiação, material tóxico, poeira, fumaçae baixas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar