CBO 5191-10

Motofretista

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coletam e entregam documentos, valores, mercadorias e encomendas. realizam ser viços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas. localizam e conferemdestinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado. preen chem protocolos, conduzem e consertam veículos.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer quarta série do ensino fundamental, habilitação paradirigir motocicleta e habilidade para dirigir bicicleta. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas diversas, bancos e escritórios em geral. geralmente, são em pregados temporários eventuais que trabalham individualmente, com supervisãopermanente. trabalham em veículo, a céu aberto, nos períodos diurno e noturno.estão sujeitos a intempéries, a gases de combustão de veículos, posições desconfor táveis por longos períodos e estresse constante, principalmente quando enfrentam otrânsito das grandes cidades. são ocupações em expansão no mercado de trabalho,principalmente nos grandes centros, como resposta às dificuldades de trânsito e àsfacilidades da telefonia celular.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar