CBO 5231-05

Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam a instalação e instalam produtos e acessórios em veículos e residências (alto falantes, amplificadores, geradores de áudio, alarmes, caixas acústicas, cortinas, persia nas, portas sanfonadas, boxes), agendando a instalação, programando e executando oserviço. realizam serviços de abertura de portas, conserto de fechaduras, modelagem,confecção e cópia de chaves. atendem clientes, verificando perfil, levantando necessi dades e apresentando alternativas de produtos e serviços. reparam produtos, locali zando defeitos e causas dos defeitos, substituindo, ajustando, limpando e lubrificandopeças e componentes.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se quarta série do ensino fundamental.a qualficação profissional ocorre com a prática no posto de trabalho e o pleno de sempenho das atividades é alcançado em até cinco anos de experiência profissional,dependendo da ocupação exercida. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam predominantemente nos serviços pessoais, especificamente na reparação deobjetos pessoais e domésticos; atuam também nos serviços de reparação de veículos.são empregados com carteira assinada ou trabalhadores autônomos, trabalham deforma individual, sem supervisão, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. ohorário de trabalho pode ser por rodízio de turnos, diurno ou em horários irregulares.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar