CBO 5243-05

Vendedor ambulante


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Vendem mercadorias em vias e logradouros públicos. estipulam prazos e condiçõesde pagamento e fornecem descontos nos preços. planejam atividades de vendas edefinem itinerários. compram, preparam e transportam mercadorias para venda, visi tam fornecedores, fazem levantamento de preços e negociam preços e condições depagamentos. providenciam licença para exercer a ocupação.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho é livre, encontrando-se pessoas com escolaridade heterogênea.em geral, o exercício profissional requer escolaridade de quarta série do ensino funda mental. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em vias e logradouros públicos, a pé, carregando a própria mercadoria juntoao corpo, em sacolas, malas, bolsas ou carrinhos de mão. trabalham sem vínculo em pregatício, como autônomos, a céu aberto ou em veículos automotores ou de traçãoanimal. trabalham em horário diurno ou noturno, em pé, por longos períodos, sujeitosà exposição de ruídos, condições adversas de temperatura e material tóxico, que poderesultar em estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar