CBO 6123-10

Produtor na olericultura de raízes, bulbos e tubérculos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam a logística, gerenciam, comercializam e produzem legumes, talos, folhas, raízes,bulbos, tubérculos; preparam o local para plantio e plantam mudas e sementes; contro lam pragas e doenças e efetuam tratos culturais.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho é livre, com exigência de escolaridade de nível fundamental. asatividades são exercidas por proprietários, parceiros ou arrendatários. pode-se demandaraprendizagem profissional para a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido por proprietários rurais, parceiros ou arrendatários que se orga nizam de forma autônoma ou em cooperativas. trabalham a céu aberto, em horáriosvariados, com exposição a variações climáticas e a riscos de acidentes de manipulação deinsumos e instrumentos de trabalho.consulte1411 - gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aquícolae florestal.esta família não compreende6223 - trabalhadores agrícolas na olericultura.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar