CBO 6133-05

Avicultor


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coordenam manejo da produção de aves, ovos e coelhos; proveem alimentos para avese coelhos, alimentam e controlam a sanidade dos animais. providenciam documentos epreparam aves, ovos, coelhos e seus derivados para comercialização. programam logísticade transporte, de insumos e produção, e administram recursos humanos e financeiros dagranja. podem implantar granjas.

Formação e Experiência

O acesso é livre, sem exigências de escolaridade, encontrando-se produtores com osmais diferentes níveis de escolaridade. para obter maior lucratividade, competitividade esustentabilidade, requer-se, cada vez mais, atualização constante. o exercício pleno dasatividades é alcançado, em média, após um a dois anos de prática. no caso da cunicultu ra, os iniciantes geralmente qualificam-se em cursos com duração de cerca de duzentashoras/aula.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido por produtor rural que trabalha na propriedade. a maioria é consti tuída de pequenos e médios produtores que podem se associar em cooperativas ou esta belecer parcerias com os grandes produtores que fornecem a matéria-prima e os insumospara a produção, processo conhecido como integração. as atividades são realizadas emlocal fechado e individualmente em horário diurno, e o produtor fica exposto a uma sériede agentes ambientais (sol, chuva, poeira, vento, etc).consulte6233 - trabalhadores na avicultura e cunicultura.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar