CBO 6222-05

Trabalhador da cultura de algodão


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam atividades de colheita, plantam e tratam culturas de plantas fibrosas como oalgodão, o sisal e o rami. classificam as fibras. preparam o solo. realizam reparos e ma nutenção de máquinas e equipamentos.

Formação e Experiência

Para o exercício da ocupação de trabalhador na cultura de algodão requer-se curso pro fissionalizante de cerca de duzentas horas/aula e experiência de um a dois anos para opleno desempenho das atividades. nas demais ocupações, a qualificação é obtida noexercício do trabalho.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em propriedades agrícolas, como empregados ou por conta própria, sem su pervisão, exceto para o trabalhador da cultura de algodão, que trabalha sob supervisãoocasional.trabalham a céu aberto, durante o dia, organizados em equipe. no exercício dealgumas atividades, estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar