CBO 6223-15

Trabalhador na olericultura (raízes, bulbos e tubérculos)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Plantam mudas e sementes de feijão, lentilha, ervilha, tomate, beterraba, batatas doce einglesa, cebola, mandioca, legumes e hortaliças. produzem mudas e sementes, preparamo solo para plantio; irrigam o solo, adubam e aplicam defensivos agrícolas nas covas,mudas e sementes. manejam área de cultivo, colhem, embalam, armazenam e comercia lizam os produtos.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho é livre. os trabalhadores, geralmente, tem ensino fundamental.qualificam-se no próprio trabalho. o trabalho é assessorado pelas agências governamen tais de assistência e extensão rural. cooperativas, associações e o senar oferecem cursosna área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham geralmente com contrato de parceria, no cultivo de olerícolas. o trabalho podeser realizado no campo, a céu aberto, em estufas de plásticos e em instalações de hidro ponia em jornada de trabalho diurno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar