CBO 6230

Tratadores polivalentes de animais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Manejam, alimentam e monitoram a saúde e o comportamento de animais da pecuária.condicionam e adestram animais. sob orientação de veterinários e técnicos, tratam sani dade de animais, manipulando e aplicando medicamentos e vacinas, higienizam animaise recintos; aplicam técnicas de inseminação e castração. realizam atividades de apoio,assessorando em intervenções cirúrgicas, exames clínicos e radiológicos, pesquisas, ne cropsias e sacrifícios de animais.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, a quarta série do ensino funda mental, mais curso profissionalizante de duzentas horas/aula (adestradores e insemina dores de animais) e cursos eventuais (para as demais ocupações), oferecidos pelas asso ciações, cooperativas, órgãos governamentais de apoio à agropecuária e à extensão rurale instituições de formação profissional. o desempenho pleno das atividades requer deum a dois anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em pequenas e médias propriedades rurais, fundações, canis e haras, predo minantemente do setor privado, como assalariado, com carteira assinada. há, também,trabalhadores por conta própria, como os inseminadores e adestradores de animais.organizam-se individualmente ou em equipe, sob supervisão ocasional de trabalhadoresmais experientes.trabalham a céu aberto, durante o dia, sujeitos a posições desconfortá veis e expostos a ruídos e ataques de animais.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar