CBO 6233-05

Trabalhador da avicultura de corte


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam e higienizam instalações e equipamentos utilizados na criação; selecionam,manejam aves e coelhos e controlam sua sanidade; classificam e incubam ovos e reali zam pequenas manutenções em instalações e equipamentos de aviário e coelhário.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível fundamental, exceto o sexador,para o qual é requerida escolaridade de nível médio. a formação profissional ocorre coma prática de um ou dois anos, no local de trabalho. pode-se demandar aprendizagem pro fissional para a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em granjas de aves ou de coelhos, como assalariados com carteira assinada;atuam em equipe, sob supervisão, exceto o sexador e o avicultor de corte, que exercemsuas atividades de forma individual. podem permanecer em posições desconfortáveis porlongos períodos de trabalho e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.esta família não compreende6133 - produtores da avicultura e cunicultura.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar