CBO 6234-20

Trabalhador na sericicultura


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Manejam animais e insetos, tais como abelha, bicho-da-seda, minhoca e animais pro dutores de veneno; extraem produtos de animais e insetos; providenciam alimentaçãopara animais e insetos; classificam animais, insetos e seus produtos. controlam pragas edoenças e preparam instalações e materiais de trabalho.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer, no mínimo, a quarta série do ensino fundamental ecurso profissionalizante de aproximadamente duzentas horas/aula. os que atuam emparceria geralmente tem escolaridade e qualificação elevada. o pleno desempenho dasatividades ocorre após um ou dois anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do ar tigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em associações, cooperativas e propriedades rurais que desenvolvem apicul tura, minhocultura, sericultura e criatórios de animais venenosos. são assalariados ouporcenteiros, que trabalham sob supervisão. a maioria dos trabalhadores em serpentárioé encontrada em instituições públicas, criadoras de animais, com o objetivo principal deextrair veneno para produção de soros. podem trabalhar em locais abertos ou fechados,nos horários diurnos e, às vezes, irregulares.algumas atividades são exercidas em alturase em posições desconfortáveis, com exposição a material tóxico, fumaça e contato comanimais e insetos perigosos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar