CBO 6313-30

Criador de quelônios


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Manejam e alimentam animais aquáticos. controlam ambiente aquático, monitoram econstroem instalações aquáticas. organizam reprodução de animais aquáticos e cuidamde sua sanidade. planejam criação, beneficiam e comercializam animais aquáticos.

Formação e Experiência

A escolaridade para todas as ocupações é de nível fundamental. para os criadores de ja carés, mexilhões e quelônios, o acesso é livre, sem exigências de experiência prévia. paraos criadores de camarões, ostras, peixes e rãs, o exercício pleno das atividades requer umano de experiência. não é exigida qualificação profissional, exceto para os criadores demexilhões e peixes, que cursam até duzentas horas de formação profissional básica. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabeleci mentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregadosem viveiros. somente o criador de mexilhões trabalha por conta própria. o trabalho éem equipe, com supervisão permanente. os criadores de mexilhões e quelônios estãosujeitos à supervisão ocasional. o trabalho é realizado a céu aberto, no período diurno.os criadores de camarões, jacarés, mexilhões, ostras e peixes estão sujeitos à variaçãoclimática. os criadores de camarões, mexilhões, ostras e peixes permanecem longos perí odos na água para desempenharem suas funções.esta família não compreende6310 - pescadores polivalentes.6311 - pescadores profissionais artesanais de água doce.6312 - pescadores de água costeira e alto-mar.6314 - trabalhadores de apoio à pesca.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar